O final do ano chega com as gravadoras mandando as últimas remessas de seus catálogos às lojas. Em outros tempos os grandes da MPB aguardavam o final do ano para lançar seus discos novos, há alguns anos a época é dos cantores populares, que dominam o gosto do consumidor. Daniela Mercury é o único nome da axé no pacote das gravadoras, com o DVD canibália, ao vivo na praia de Copacabana, que sai pela som Livre. No vídeo ela canta 22 canções, mais um pot-pourri, em que vai de Ary Barroso, Dorival Caymmi, Baden Powell, samba-reggae, enfim qualquer canção cai bem, desde que leve a platéia à dança. A lista dos convidados especiais não podia ser mais ecumênica, vai da banda Didá, Carmem Miranda (que teve a voz sampleada), grupo Afro-Lata, Unidos da Tijuca, e o Boi Bumbá Garantido.
Meio sumidos, ao menos no Nordeste, Chitãozinho e Xororó reaparecem com CD e DVD, CH & X sinfônico (Som Livre), em embalagem luxuosa, e muitos convidados especiais: Caetano Veloso e a afilhada Maria Gadu, Fafá de Belém, Jair Rodrigues, o pianista erudito João Carlos Martins, Djavan, Fábio Junior, Sandy & Junior. O repertório de 20 músicas, no DVD (16 no CD) não podia ser mais abrangente, vai do caipira Fio de cabelo, a Bach, Schubert, e Ary Barroso. A produção acaba misturando alhos e bugalhos, Shambala, de Maria Gadu, com a Serenata de Schubert. Quando se limita ao seu repertório, a dupla é muito boa e permanece, na medida do possível, fiel ao seu estilo.
O néo-sertanejo impera nestes lançamentos, a maioria com selo da Som Livre. Festa sertaneja 2, Pista sertaneja remixes 2, são duas coletâneas com os nomes mais badalados do momento no gênero. No primeiro, os sucessos que tocaram este ano nos Faustões da vida, com destaque para Luan e Michel Teló. O remixe é sertanejo embrulhado para as pistas pelo DJ Mr.Jam. Mais ou menos os mesmo hits com bases eletrônicas. O sucesso que tem feito ameaça os remixes se tornarem uma série. A Som Livre açambarcou o mercado de bandas de fuleiragem, padres cantores e música gospel. A Garota safada tem disco ao vivo, gravado em Natal, com o selo da gravadora global. Novidades obviamente não tem. É a mesma lambada estilizada a que chamam erroneamente de forró, com o tema que se guia pelo tripé cachaça, carro e mulherada. A novidade na banda é o vocalista Wesley Safadão é o primeiro ídolo da fuleiragem music com cara, ou seja, sabe-se quem é ele sem ser fá de carteirinha da banda.
Curiosamente, quem canta forró, um arrasta-pé, é a dupla Victor e Leo, a mais bem-sucedida da atualidade. Victor Chaves é o maior arrecadador de direitos autorais do país atualmente, Com Leo, forma uma dupla imbatível. Amor de alma é o novo disco dos dois que se afasta um pouco do country-folk do disco anterior, mas não o esquece. com a amiga Paula Fernandes eles cantam uma canção folk à John Denver, provável hit radiofônico da dupla, Sonhos e ilusões em mim.
Fonte: JC Online
0 comentários:
Postar um comentário