O mapa dos sertanejos pelo mundo

Postado por Leticia às domingo, janeiro 22, 2012

Michel Teló é dono de um dos grandes hits mundiais da atualidade, e faz sua primeira turnê internacional da carreira solo a partir de fevereiro. No entanto, enquanto “Ai, Se Eu Te Pego” concentra todas as atenções, outros sertanejos apostam alto na entrada de suas músicas em outros países.
Neste sábado, o cantor Gusttavo Lima desembarca no Brasil após 6 shows nos Estados Unidos. Inicialmente, seriam 4 apresentações, mas pelo fato de os ingressos terem esgotado em duas cidades, o cantor abriu sessões extras.
“Foi muito legal a minha primeira turnê internacional. Trinta dias antes dos shows, todos os ingressos já estavam esgotados, então nós decidimos fazer mais um show em Boston e outro em Newark. Fiquei muito surpreso com a receptividade dos brasileiros na América, foram 6 shows em 4 dias”.
O cantor, que atualmente planeja o lançamento de sua carreira internacional, já tem programação definida para o meio do ano: “Em julho, volto aos EUA pra tocar no Hard Rock Café em Orlando e em um rodeio em Boston. Em outubro é a vez da Europa.”
Durante o último final de semana, Gusttavo Lima se apresentou em Pompano Beach (12), Atlanta (13), Newark (14) e Boston (15).
Enquanto Gusttavo volta ao país, quem viaja é a dupla João Neto e Frederico. Na noite de sexta-feira (20), a dupla se apresenta em Londres. No sábado (21), em Bruxelas, e no domingo (22), em Barcelona.
Para o cantor Frederico, primeira voz da dupla, as apresentações internacionais são importantes para o currículo dos artistas.
“Quando você leva sua música pra outros países, você abre um leque novo de fãs, mesmo que o show tenha muitos brasileiros. Isso é importante pro seu currículo. E além do mais, durante a viagem, você acaba conhecendo coisas novas que podem acrescentar nas suas futuras composições, por exemplo”, diz Frederico.
Nos últimos 5 anos, com o crescimento do mercado sertanejo no Brasil, os pedidos de shows vindo dos Estados Unidos e da Europa subiram. Os contratantes, com raras exceções, são brasileiros interessados em levar os cantores para apresentações destinadas às comunidades brasileiras.
Em 2010, a ida de sertanejos para os EUA e Europa se intensificou, e as breves turnês internacionais passaram a fazer parte da programação anual de diversos artistas.
Quando você leva sua música pra outros países, você abre um leque novo de fãs, mesmo que o show tenha muitos brasileiros. Isso é importante pro seu currículo.
Nos Estados Unidos, as turnês seguem um roteiro parecido, com uma ou outra mudança. Basicamente, os shows são realizados em Boston, Miami, Newark e San Francisco, locais com boa concentração de brasileiros. Na Europa, o roteiro costuma ser Londres, Bruxelas, Lisboa e Madri, também com poucas variações.
A realidade das apresentações no exterior, no entanto, é bastante distinta do que se vê por aqui. Os shows, feitos quase que exclusivamente para brasileiros, raramente passam de 3 mil pessoas, e os cachês chegam a ser inferiores a 50% do valor cobrado no Brasil.
Além de Gusttavo Lima, que já voltou de viagem, e de João Neto e Frederico, que estão na Europa, mais três nomes sertanejos têm programações acertadas no exterior para os próximos dois meses: Victor e Leo, que chegaram a gravar um CD em espanhol, Paula Fernandes e Michel Teló.
Fonte: Uol Música

0 comentários:

Postar um comentário

 

Blog Quando é Amor News Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos